Olá, eu sou o João Vitor

Sou Assessor de Comunicação e Diretor Criativo, com formação em Jornalismo pela UAM e especialização em Direção Criativa e Styling pelo SENAC. Minha trajetória profissional me levou a atuar como fotógrafo e redator, colaborando com diversos veículos de moda e comportamento.


Além disso, desde a época da faculdade, venho atuando no terceiro setor, onde combino minhas duas maiores paixões: o ativismo pelos direitos fundamentais e a criatividade aplicada à comunicação.


Aqui, apresento meus principais trabalhos com comunicação, fotografia, estratégia e criação para mídias

O QUE EU JÁ FIZ POR AÍ

2018-2019

Durante meu curso de Jornalismo, estagiei na Rádio UAM, onde desenvolvi pautas e adquiri uma sólida experiência em produção, roteiro e convergência midiática. Também tive a oportunidade de estagiar na Elife Brasil, onde atuei na análise e gestão das redes sociais de marcas do grupo PEPSICO, como Lays, Ruffles, Doritos e Cheetos.

2020

Com um fascínio pelo terceiro setor, consegui uma posição como estagiário de mídias sociais na ARTIGO 19 Brasil e América do Sul, uma organização dedicada à proteção e promoção dos direitos de acesso à informação e liberdade de expressão.


2021

Após a conclusão do curso, comecei a colaborar regularmente com veículos de moda e comportamento, como ELLE Brasil e Elástica, da Abril.

2022-HOJE

Decidido a explorar mais do universo da moda, prestei serviços de jornalismo e relações públicas para a agência POP Comm, onde trabalhei com marcas de alta joalheria e influenciadoras digitais dos setores de moda e beleza. Em seguida, retornei ao terceiro setor com uma breve passagem pelo Instituto Vladimir Herzog, atuando no projeto Usina de Valores como assessor. Essa experiência me abriu portas para o InternetLab, um centro de pesquisas onde atuo até hoje.

Tive a oportunidade de trabalhar com diversas pessoas, empresas e organizações, o que certamente aprimorou minha maneira de me comunicar com o mundo. A seguir, convido você a conhecer um pouco do que realizei ao longo da minha carreira — e isso é apenas o começo!

Atualmente, exerço o cargo de Assessor de Comunicação no InternetLab, importante centro de pesquisas de direito e tecnologia. Aqui, as minhas responsabilidades são: construção da estratégia de comunicação institucional e de projetos (presença na mídia e redes sociais) em conjunto com a equipe; execução estratégia de comunicação institucional e de projetos (presença na mídia e redes sociais); estruturação de peças de comunicação, redação de textos e chamadas, incluindo, eventualmente, a elaboração de material gráfico e/ou audiovisual; gerenciamento dos canais de comunicação da organização (perfis em redes sociais, newsletter); elaboração e gestão de campanhas em mídia social; assessoria de imprensa para posicionamento de textos, gerenciamento de pedidos de entrevistas, organização de coletivas, etc.; e gerenciamento de fluxos com prestadores de serviço relacionados à comunicação. Confira abaixo. 

No fim de 2022, tive a oportunidade de iniciar um novo plano de comunicação, desde contato com autores e fornecedores até montar a estratégica de divulgação e compartilhamento da revista Internet&Sociedade, publicação acadêmica e semestral do InternetLab que reúne artigos, resenhas, produções artísticas e traduções que aprofundam o pensamento crítico em torno de diferentes aspectos sociais, econômicos, políticos e regulatórios envolvendo mídias digitais e tecnologias de comunicação e informação. 

Entre 2020 e 2022, ainda durante a faculdade, comecei a me envolver com o Terceiro Setor, área na qual atuo até hoje como ativista e profissional, sempre com foco em comunicação estratégica. Nesse período, colaborei em diversos projetos de organizações como ARTIGO 19 e América do Sul, dedicada à proteção dos direitos de acesso à informação e liberdade de expressão, além do Instituto Vladimir Herzog, que promove ações voltadas para os problemas sociais e econômicos do Brasil, com destaque para as consequências do golpe de 1964. A seguir, estão os principais projetos em que tive uma participação ativa.

Auxílio na elaboração do projeto #CompartilheInformação #CompartilheSaúde, da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul, com o objetivo de apoiar comunicadores populares na região da amazônia legal contra a desinformação durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. 

Auxílio no desenho do escopo, pesquisa e divulgação do curso "Democracia Ambiental", que apresentava o Acordo de Escazú para para jornalistas, ativistas e pessoas envolvidas com mudanças climáticas. também na ARTIGO 19 Brasil e América do Sul.  

O projeto Usina de Valores é uma iniciativa para a disseminação e disputa de valores que norteiam uma sociedade mais justa e menos violenta. No Instituto Vladimir Herzog, fui encarregado de supervisionar como assessor de comunicação. 

INÍCIO DE TUDO

Minhas primeiras experiências profissionais em comunicação ocorreram na Rádio Anhembi, uma iniciativa organizada pelos próprios alunos do curso de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, com o objetivo de desenvolver habilidades em radiodifusão. Em seguida, fui contratado como estagiário na Elife Brasil, uma consultoria global fundada em 2004, especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento digital. Nessa função, atuei como estagiário de Experiência do Consumidor para a Pepsico, auxiliando na gestão das marcas Ruffles, Lay's, Doritos e Cheetos. 

Equipe Elife Brasil 

Equipe Rádio Anhembi